Cidades

Bicicletas compartilhadas aceitarão Bilhete Único em Maricá

Vermelhinhas entram como mais um opção de transporte na cidade. Foto: Divulgação

A lei número 2.862, de 20 de maio de 2019, que cria o sistema de bicicletas compartilhadas em Maricá foi sancionada pelo prefeito Fabiano Horta e publicada no diário oficial desta segunda-feira (27).

De acordo com a publicação, as bicicletas, que serão chamadas de “vermelhinhas”, deverão integrar o sistema de transporte coletivo de passageiros e devem atender a todas as regiões da cidade. A novidade é que a liberação das bicicletas poderá ser feita também com os cartões Bilhete Único e Mumbuca.

Ainda segundo a publicação, o serviço de compartilhamento poderá ser com ou sem estações e a empresa que responderá como Operadora da Vermelhinha (OV) deverá ser responsável pela gestão do serviço. 

As bicicletas sem estação deverão ser estacionadas em locais que não prejudiquem a livre circulação de pedestres e a Prefeitura poderá regulamentar os espaços exclusivos para o estacionamento. 

Além disso, a OV deverá informar à Prefeitura a origem e destino da viagem; o tempo de duração dos trajetos; e a avaliação do serviço prestado. O valor da tarifa poderá levar em consideração as opções de parâmetro por hora, dia, semana, mês e ano.

Apesar da lei ter entrado em vigor nesta segunda-feira, a Prefeitura ainda não informou quando o sistema deverá ser inaugurado na cidade. 

< O adeus a 'Valdir Papel', vítima da chacina em SG Preso por tráfico de drogas durante operação em Itaboraí <